Sucesso depende de uma educação formal?

“Bother to tell people (your children especially) that success is not correlated to education (…)

How many people do you know that got a $150.000 of student loan debt that can’t get to job interview because their relation skills are so pitiful that they’re not marketable? They got 6 masters degrees and they can’t look you in the eye and shake your hand (…).

Nobody hires people like this. I don’t give a rip what your degree is in. You have to have the ability to move in the marketplace and have relationships and bring value to people that are trying to hire you.

Otherwise you won’t get a job. I don’t care if you got 73 degrees, you’re still a moron, and you’re not marketable.”

Decidi publicar este video na sequência do meu post anterior sobre criação de uma marca pessoal, para reforçar a ideia de que não basta tirar um curso, fazer um CV, enviar e esperar que apareça o emprego.

Mas esse não é o tema principal do video.

O video é uma crítica do Dave Ramsey ao sistema de crédito universitário americano, mas ainda assim, toca numa premissa importante: uma educação formal, é absolutamente essencial ao sucesso profissional? 

Por um lado, o desemprego jovem em Portugal atingiu máximos históricos e, por outro, o número de jovens com o 12º ano que não segue para o ensino superior é cada vez maior, o que revela um descrédito na capacidade do mesmo garantir um emprego.

Pessoalmente, sou completamente a favor do investimento no ensino. Mas como qualquer outro investimento, há que medir qual o retorno esperado. E investir em educação não quer dizer necessariamente optar pelo ensino superior. Sou da opinião que nem toda a gente TEM que ir para a universidade e que devemos, enquanto sociedade, procurar outros caminhos igualmente eficazes que não passem necessariamente pelo ensino superior. Não adianta termos um país de “doutores” se o mercado depois não tem capacidade de absorver tantos licenciados.

Uma amiga minha foi para a faculdade de letras com a ilusão de que, apesar do curso ter um nível de empregabilidade baixíssimo, ela seria a excepção. É possível ser uma excepção, mas isso não acontece magicamente. Quem vai para um curso sem empregabilidade porque é ali que está a sua paixão, tem que ir mentalmente preparado para começar logo de início investir em soluções alternativas para ser competitivo.

Já o meu marido optou por tirar um curso profissional no 10º ano, entrou no mercado de trabalho com 19 anos, 5 anos mais tarde fizeram-lhe uma proposta de trabalho para vir para o Dubai ganhar o dobro de nós dois juntos em Lisboa. Isto numa cidade onde praticamente não oferecem vistos para trabalho qualificado a quem não tem licenciatura, no mínimo.

Até ao mês passado, os colegas não acreditavam como é que ele só tinha 24 anos, não era licenciado e estava responsável por um projecto de milhões num dos maiores clientes do médio oriente.

O meu marido está agora, por opção, a tirar uma licenciatura. Não porque vá aprender algo de novo ou porque precise dela mas porque nunca se sabe o que o futuro trará e se um canudo poderá ou não pesar.

Isto para vos dizer que nem sempre o caminho do status-quo, que nos impõem socialmente, é o melhor para nós. Que o sucesso não é garantido, isso é um facto. Basta perguntares às centenas de milhares de licenciados desempregados.

Advertisements
Sucesso depende de uma educação formal?

2 thoughts on “Sucesso depende de uma educação formal?

  1. Grande Insight Rute! Nesses cursos com empregabilidade baixa, como nos podemos destacar? Talvez uma matéria para um outro post não? 🙂

    Parabéns, mais uma vez, pelo blog!!

    1. Obrigada 🙂

      Sem dúvida matéria para um post inteiro. Ou mesmo vários porque as medidas para contornar baixos níveis de empregabilidade podem variar muito de área para área.

      Vou colocar aqui na minha lista de tópicos a abordar, obrigada pela sugestão!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s