Como ser um bom Networker – Parte 1

179126-strip

Há tanto para explorar dentro do tema networking que optei por dividir esta série em várias partes. Assim temos posts mais curtos porque, sejamos honestos, é Verão e ninguém tem pachorra durante as férias.

Aposto que quando pensas em networking, a imagem que te vem à cabeça é um evento onde é suposto teres um bolso cheio de cartões e iniciares conversas de circunstância com desconhecidos, tudo para no final pedires qualquer coisa.

Mas a verdade é que hoje em dia, é mais provável que os esforços de networking passem sobretudo pelo mundo virtual. E não, não me refiro a adicionar contactos no LinkedIn em massa – por favor nunca faças isso.

Diz não a tudo o que for massificado. 

Não é assim que se usa o LinkedIn. Emails indiscriminados são SPAM. E há que saber respeitar o espaço das pessoas.

Networking consiste em cultivar relações numa perspectiva de longo prazo e não é preciso dizer que o tratamento impessoal e indiscriminado não cultiva relação absolutamente nenhuma. Demonstra interesse genuíno pela outra pessoa e pensa mais no que podes fazer pelo outro do que o outro pode fazer por ti.

Já perdi conta às vezes que recebo contactos de pessoas que não conheço de lado nenhum a pedirem-me emprego. E nem sequer é na minha empresa ou na cidade onde vivo!

Já me pediram empregos na Suiça, em Espanha, no Brasil… Pediram-me para ajudar a alugar uma casa na Dinamarca e até para importar café e ananás de boa qualidade para o Dubai lol

Faz o trabalho de casa.

Parte de demonstrar interesse é fazer o trabalho de casa como deve ser.

Em Janeiro escrevi um post sobre os 5 Erros Comuns a Evitar no CV. Até hoje é o post mais lido e continuo a receber diariamente emails de pessoas que me pedem ajuda com o CV. Por ajuda, refiro-me a conselhos e não a serviços pagos (até porque já não o faço).

O email típico é algo deste género: “Li o teu post e achei bastante útil. Será que podes analisar o meu CV e dar-me algumas dicas para o melhorar”.

6 meses depois de ter escrito o post, já não tenho disponibilidade para analisar CVs todos os dias, mas mesmo assim abro à mesma nem que seja para dizer uma palavra ou outra.

E o que é que vejo quando abro? CVs em modelo europass! Quando eu digo precisamente que esse é um dos erros mais comuns.

Ou seja, as pessoas leram o post, concordaram mas não fizeram nada. Não tentaram alterar o CV antes de enviar. Não aplicaram nada do que leram. E esperam que seja eu a dar-me ao trabalho de lhes dizer tudo… Quando já o disse em mais que um post!

Não colocam dúvidas específicas… nada. É “está aí o meu CV” e pronto. Se não se querem dar ao trabalho, porque é que lêem este blog?

Respeita o tempo das pessoas

O tempo é um dos bens mais preciosos na vida. Todos temos o mesmo tempo para investir. E ao contrário do dinheiro, o tempo é escasso. Quando abordares pessoas por email ou via Redes Sociais com a intenção de estabeleceres contactos, fá-lo da maneira mais breve possível.

As pessoas gostam de ajudar mas têm o tempo muito limitado.

Na última empresa onde trabalhei em Portugal, nas raras ocasiões que precisava de enviar um email ao meu chefe (o CEO da empresa), nunca passava dos três parágrafos e a resposta dele era sempre uma ou duas linhas.

Regra geral, vai directo ao assunto e evita contares a tua história de vida inteira a não ser que já tenhas algum tipo de relação com a pessoa ou que tenhas uma história de vida extraordinariamente interessante.

Emails com dois ou três parágrafos é o suficiente: Refere o teu nome, como chegaste ao contacto, explica o que pretendes e agradece.

Um excelente exemplo de como fazer networking é a história de como o Ryan Ozonian conseguiu que o Mark Cuban investisse $250,000 na startup dele. Podes ler o email sucinto aqui.

Good luck!

Rute Silva Brito
Advertisements
Como ser um bom Networker – Parte 1

3 thoughts on “Como ser um bom Networker – Parte 1

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s