Um dos Skills mais importantes na vida

Há tempos li um artigo no Dinheiro Vivo sobre as competências importantes para se ser bem sucedido a nível profissional. Não é no conteúdo do artigo que me quero focar mas sim num comentário que li na sequência do post.

Aparentemente, um senhor estava muito indignado pelo facto do Dinheiro Vivo ter, tal como eu no título deste texto, utilizado a palavra skill em vez do correspondente em português: competência. Muitos foram os utilizadores que se apressaram a concordar, em defesa da honra da língua portuguesa.

No dia em que esta crónica for publicada, provavelmente estará a nascer a minha segunda sobrinha. A Manu vai ter uma irmã mais nova, a Isabella. E se a Isabella seguir o caminho da Manu, antes dos dois anos já vai falar como se tivesse três.

Os meus amigos ou já são quase todos pais ou têm bebés a caminho. Tudo isto me tem deixado a pensar em como irei preparar os meus filhos para crescerem num mundo diferente daquele em que eu cresci.

Tenho pensado em formas de compensar a educação que vão ter na escola e que foi criada para um modelo industrial que já não existe. Em como ensiná-los desde pequenos a poupar e gerir dinheiro, como cultivar curiosidade e interesse por aprender (por gosto e não por obrigação).

Como proporcionar-lhes experiências fora da sala de aula e longe do monitor de um PC, numa altura em que já não se brinca na rua… Como treiná-los para fazerem perguntas, dar-lhes confiança para desafiarem o status quo e desenvolverem uma mentalidade de hacking (ver a TED Talk deste miúdo de 13 anos).

Deixo este tema para ser desenvolvido noutro artigo, mas para já quero focar-me numa das competências mais importantes que quero incutir aos meus filhos desde pequenos: serem fluentes em inglês.

No mundo global que vivemos hoje em dia, falar inglês é uma vantagem competitiva que abre muitas portas. E não me refiro só a trabalhar lá fora. É essencial para o tipo de aprendizagem que os meus filhos e as minhas sobrinhas não vão ter na escola. As minhas sobrinhas podem crescer em Portugal (com tudo o que isso tem de bom) e ainda assim ter uma educação world class. De graça. Online.

Não quero com isto reduzir os méritos da língua de Camões, um idioma lindíssimo e sem par, que é o 6º mais falado no mundo (graças à gigantesca população brasileira). Não.

Mas ao contrário do que os senhores dos comentários sugerem, num mundo que muda à velocidade da luz e onde todos os dias surgem novos conceitos profissionais, não há tempo para esperar 5 anos para que os manuais escolares e livros técnicos sejam actualizados.

Enquanto estava na faculdade comprei um livro na Fnac e por causa de uma tradução de segunda categoria, durante 3 anos coloquei de lado um autor que é a maior referência na minha área por não ter uma escrita fluída. Foi até ler uma versão original em inglês e todo um novo mundo de conhecimento se abriu. Hoje não perco um único blog post do Seth Godin.

É como poder ler notícias no TechCrunch ou artigos na Harvard Business Review mas estar limitado a ler a versão duvidosa do Dinheiro Vivo.

Não quero que os meus filhos sejam privados de assistir a uma aula do MIT por ficarem à espera das legendas que pode nunca surgir.

É por isso que da próxima vez que passar na secção infantil da minha livraria favorita aqui no Dubai, vou mesmo comprar aquele livro com imagens giríssimas para a minha sobrinha. Mesmo que por cima do cão esteja escrito “dog”.

Competência, skill… tanto faz! O mundo é maior que Portugal e o mundo fala inglês.

E como dizem os ingleses: wake up and smell the coffee.

Rute Silva Brito
Advertisements
Um dos Skills mais importantes na vida

2 thoughts on “Um dos Skills mais importantes na vida

  1. Adriano F says:

    É algo que procuro continuar a melhorar dia após dia. Sou jovem, a licenciar-me, e a verdade é que de Inglês no Ensino, pouco se aprende. A forma como é lecionado não torna fácil a aprendizagem.

  2. Busca novos desafios e possibilidades fora do seu pais? Na Europe Language Jobs buscamos candidatos com idiomas e vontade de viajar! Temos mais de mil oportunidades de trabalho esperando por você. Se cadastre gratuitamente e começe já a buscar seu sonho profissional! http://goo.gl/410CMl

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s