FAQ

Nesta secção estão compiladas respostas às questões que me chegam com maior frequência por email, comentário ou através da minha página de Facebook.

1. Porque escreves o Licenciado. E Agora?

Em 2013 juntei-me às estatísticas da emigração qualificada. Fi-lo por opção e não por necessidade mas ainda assim sinto de perto os problemas que afectam o meu país e a minha geração. Decidi começar a escrever este blog para partilhar a minha experiência e aprendizagem pessoais, na esperança de conseguir de vir a ajudar estudantes universitários, recém-licenciados ou jovens profissionais em início de carreira.

Os inúmeros emails que vou recebendo motivam-me para continuar a escrever enquanto a minha disponibilidade o permitir. Lê um pouco mais sobre como nasceu o blog aqui.

2. Podes rever o meu CV?

Infelizmente tive de deixar de rever CVs e LinkedIns pois não me sobra tempo suficiente para projectos freelance. No entanto, escrevi bastante sobre como fazer um refresh ao currículo. Podes ler sobre isso clickando nos links abaixo.

3. Ainda fazes consultoria em marketing pessoal?

Neste momento estou 100% focada na minha startup. Mas se quiseres saber mais sobre marketing pessoal, talvez estes artigos ajudem:

4. O que devo fazer para encontrar trabalho no Dubai?

Grande parte das visitas do blog vêm de pesquisas do google sobre emprego no Dubai. Quase todos os conselhos gerais que escrevo sobre procurar emprego se aplicam ao Dubai, mas há certas particularidades culturais que convém ter em mente e também ter a noção que as coisas variam muito de indústria para indústria. Podes encontrar bastante informação sobre o tema nos três artigos abaixo.

5. Como é viver no Dubai sendo mulher?

É praticamente o mesmo que viver na Europa sendo mulher. Não tenham receio, a ideia negativa que eventualmente possam ter é errada na maioria dos casos. Não, não têm de andar de cabeça tapada. Sim, podem conduzir. Há oportundiades de carreira. O Dubai é das cidades mais seguras onde já estive. Vejam os links na resposta acima para mais informação.

6. Acabei a minha licenciatura. Achas que deva tirar um mestrado ou começar já a trabalhar?

Cada caso é um caso e só tu podes tomar essa decisão. Mas se quiseres reflectir no assunto, já dei a minha opinião em traços gerais sobre o tema licenciatura + mestrado.

7. Li algures que estás a escrever um livro. Para quando o lançamento?

Quando os unicórnios descerem do céu em nuvens de algodão doce a raiar arco-íris. Só Deus sabe, mas tenho esperanças que seja para breve. (O que é “breve”?)

8. Enviei-te um email. Para quando posso esperar uma resposta?

Infelizmente o tempo escasseia e não consigo garantir resposta a todos os emails. Vou respondendo um pouco aleatoriamente e sempre que algum email me chama a atenção em particular.

9. Porque não me adicionaste no LinkedIn?

Uso o LinkedIn como uma ferramenta de networking e se aceitar todos os pedidos indiscriminadamente, a lista começa a ser tão grande que é difícil manter-me a par dos meus contactos. Por norma costumo aceitar pessoas com quem já me cruzei profissionalmente ou quando o pedido de conexão não é genérico. Se estiveres mesmo interessado/a, envia-me uma mensagem personalizada.

10. Não encontrei resposta à minha questão.

Fica aqui uma lista de assuntos sobre os quais já escrevi com links para os respectivos artigos. Pode ser que esclareça as dúvidas ou ajude de alguma forma. Se não for o caso: info@rutesilvabrito.com

Emigração

Procurar Emprego

CVs

Entrevistas de Emprego

Estudantes e recém-licenciados

Carreira

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s